Estranhas teorias sobre o universo não estão limitadas à obras de ficção, mas também são levadas a sério pela grande maioria dos cientistas. Todos acharam loucura quando Einstein inventou a Teoria da Relatividade, mas como ela resultou estar certo em vários aspectos, os cientistas no geral ficaram mais cautelosos antes de rejeitar novas ideias que viessem a surgir.
Mecânica quântica
Explica o estranho mundo das partículas subatômicas, onde nada é o que parece ser. Ela funciona muito bem para o que acontece no interior dos átomos, mas é completamente incompatível para o que acontece fora deles. Isso por que uma partícula pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, e ainda ter contato em tempo real com essa cópia de si mesmo, independentemente da distância em que estejam. Uma partícula pode atravessar barreiras, surgir do nada (para a mecânica quântica o vácuo não é completamente vazio, há uma pequena quantidade de energia) e reaparecer em qualquer outro lugar. Ah, e o observador também pode mudar a realidade, e algo pode estar em dois estados simultaneamente (leia o Gato de Schrödinger). Isso foi só um breve resumo, se quiser entender um pouquinho mais sobre o mundo quântico, assista ao documentário sobre o assunto.
Teletransporte
Nosso universo é um buraco negro de outro universo
Essa teoria foi proposta no final dos anos 90 por Lee Smolin, do Perimeter Institute, no Canadá. Levando em consideração que o Big Bang deu origem ao tempo e ao espaço, enquanto no interior de um buraco negro, o tempo e o espaço terminam.Ou seja, nosso universo tem um pai, um avô e toda uma genealogia por aí, assim como deve ter filhos, que herdariam as características cosmológicas do universo-pai, com pequenas variações. (artigo principal)
A expansão do universo se deve ao fato da existência dos buracos brancos
Universos paralelos (Teoria dos Muitos Mundos)
Recentemente postada aqui no site, não vamos entrar em muitos detalhes nesse artigo. Vamos dar outro exemplo, aquele mesmo experimento do Gato de Schrödinger, onde um gato está ao mesmo tempo vivo e morto. Pense em um gato preso numa caixa lacrada, ameaçado por partículas radioativas que poderiam ser liberadas dentro dela. Se isso acontecesse, o gato morreria; caso contrário, ele permaneceria vivo. Haveria então 50% de chances de o gato estar vivo e 50% de estar morto. Segundo essa teoria, o gato está simultaneamente vivo e morto até que a caixa fosse aberta. A presença de um observador interferiria nas realidades paralelas da mecânica quântica, fazendo com que elas entrassem em colapso e só veríamos uma delas. Mas a confusão não acaba aí. Quando abrimos a caixa, criamos um universo paralelo onde uma pessoa idêntica a você abre a caixa e encontra o gato no estado oposto. O mesmo vale para cada decisão ou ação tomada por cada um de nós, ou seja, são criados infinitos universos paralelos.
Viagem no tempo
A própria teoria da relatividade de Einstein permite a viagem do tempo. Para isso, precisaríamos dilatar o tempo viajando a velocidades próximas à da luz, e muitos cientistas esperam fazer isso em breve, através de estruturas como buracos de minhoca (leia o artigo no link para um melhor entendimento).
O universo existe?
Alguns cientistas defendem a ideia de que nosso universo não passe de uma mera ilusão, criada por um supercomputador maior que o planeta Terra. O argumento usado por esses cientistas é de que os princípios da mecânica quântica podem ser usados na computação e que um computador extremamente poderoso possa simular um universo inteiro, algo parecido com o que acontece no filme Matrix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário